Você já conhece a arquitetura sustentável?

A arquitetura sustentável é uma forma de conceber o projeto arquitetônico de maneira sustentável.

Para isso, ela busca otimizar os recursos naturais. Seu principal objetivo é minimizar o impacto ambiental das edificações sobre o meio ambiente e seus habitantes.

Também conhecida como arquitetura verde ou ecoarquitetura, a arquitetura sustentável nasceu na década de 70. Essa modalidade incorpora o estilo sustentável desde a construção do imóvel até o dia a dia dos moradores.

Confira a seguir algumas medidas e princípios adotados pela arquitetura sustentável.

Do projeto ao dia a dia: princípios básicos da arquitetura sustentável

Preocupação com a matéria-prima: como exemplos de materiais ecológicos, podemos citar os blocos de terra comprimida, o adobe, tintas não tóxicas, reciclados, madeiras certificadas, entre outros.

 O adobe é uma ótima alternativa para construir com qualidade e consciência ecológica
O adobe é uma ótima alternativa para construir com qualidade e consciência ecológica

Além, de optar por materiais ecológicos, é importante também exigir sempre os certificados de proveniência de cada material comprado para levantar a construção.
Isso garante que você trabalhe com materiais ecologicamente apropriados, com mínimo prejuízo ao ambiente.
A melhor maneira de alcançar esse objetivo é manter uma rede de fornecedores legítimos e confiáveis, com o interesse em comum de reduzir os danos ao ecossistema.
Outra medida consciente é buscar a otimização e moderação no uso de materiais, dando prioridade aos de baixo consumo de energia.

Aproveitando o melhor das condições climáticas: é importante levar em consideração questões como a hidrografia dos ecossistemas ao redor, por exemplo, na hora de pensar no planejamento da obra. Dessa forma, é possível obter o máximo desempenho com o menor impacto.

Providências estruturais: algumas medidas referentes a escolhas estruturais podem ser tomadas para otimizar a construção. Você pode escolher métodos com consumo de energia consciente, dando prioridade a fontes de energia renováveis.

Uma opção interessante e sustentável é dar prioridade para construções que façam, proveito de iluminação natural
Uma opção interessante e sustentável é dar prioridade para construções que façam, proveito de iluminação natural

Um exemplo disso é com relação ao planejamento da localização da obra e suas janelas. Você pode escolher dispô-las de maneira que a trajetória do sol durante o dia e a direção dos ventos possam trabalhar a favor da economia de energia artificial no dia a dia. A implementação de vidros duplos também pode permitir que os ambientes recebam luz natural por todo o dia sem se tornarem muito quentes.
As construções que seguem esses procedimentos são recompensadas com um selo, que torna o imóvel mais valorizado e qualitativo.

Está pensando em construir e compartilha da nossa preocupação com o meio ambiente? Então entre em contato conosco e solicite um orçamento. Vamos juntos construir um mundo melhor e mais consciente!