Telhas fotovoltaicas: tudo o que você precisa saber

Quando falamos em soluções inteligentes de arquitetura, também estamos nos referindo a promover menos impacto ambiental, trazendo inúmeros benefícios consigo. Uma das tendências mundiais e que aos poucos já está chegando a solo nacional são as telhas fotovoltaicas.

Quando utilizamos esse material, conseguimos ter maior economia de energia elétrica, o que pesará em grande vantagem financeira no decorrer dos anos, ajudando também ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Mas afinal de contas, o que são?

O que são telhas fotovoltaicas?

A grande aposta nesse cenário é que em muito elas se assemelham com as telhas tradicionais, só que são integrados mini painéis solares em seu interior. Há diversas formas e modelos disponíveis no mercado, sendo que a grande maioria é feita de cerâmica, possuindo 04 células fotovoltaicas. Sua instalação ocorre na parte inferior, ou seja, na parte interna da telha.

Para se ter uma ideia, se instalarmos essas telhas em 45m², a geração de energia chegaria a alcançar 3kw, suprindo a demanda energética da casa. Os painéis solares também são uma opção, mas que vem sendo deixado de lado devido ao peso e a configuração estéticas da construção.

Para que ela seja uma realidade por aqui, assim como vem sendo nos países estrangeiros, o governo precisa investir em diversificação da matriz energética, favorecendo com maiores subsídios para energias renováveis, principalmente a solar, atraindo dessa forma mais investidores e diminuindo o custo, tornando-a mais acessível.