Qual tamanho de cuba usar no banheiro?

Eis uma dúvida muito comum na hora de comprarmos uma cuba: qual o tamanho ideal em disposição à bancada?

Quanto maior a cuba for inicialmente, melhor será, afinal, irá respingar menos fora dela. Mas questões de proporcionalidade também são essenciais, tanto para evitar que ela fique perdida na bancada ou que ela desvalorize o seu banheiro, como também para que a área de sobra da superfície da bancada, para que você coloque objetos, não fique muito pequena.

Para escolher da melhor maneira possível, vamos te ajudar a esclarecer alguns pontos importantes.

Cuba quadrada ou redonda, qual delas escolher?

As cubas redondas são mais delicadas e leves do que as quadradas. As cubas que possuem bordas retas, geralmente, são mais imponentes e sóbrias do que as que possuem formato redondo porque ocupam mais espaço e tem aspecto menos fluido do que as linhas curvas.

Dessa forma, não existe um formato específico do que poderia se encaixar da melhor forma. O tamanho disponível da sua bancada também interfere diretamente na sua escolha. Se tiver pouco espaço disponível, a cuba redonda deverá se encaixar melhor.

Medidas ideias de cubas redondas

A medida de sua cuba poderá chegar ao limite da bancada, se necessário for. Mas só se a profundidade for realmente pequena, com menos de 40 cm, por exemplo. O ideal é deixar 5 cm livre na parte da frente.

Se a torneira ficar atrás da cuba, você deverá deixar um espaço de 10 cm, podendo variar de acordo com o modelo selecionado. Já nas laterais, é interessante deixar de folga pelo menos 10 cm nas bancadas pequenas (bancadas de 50 ou 60 cm).

cubas-quadradas-e-redondas-elisabeth-kleindienst
Qual tamanho de cuba usar no banheiro?

Medidas ideais de cuba quadrada ou retangulares

A sobra, nesses casos, deverá ser um pouco maior, já que elas tendem a deixar um aspecto mais pesado. O espaço dedicado para a torneira, se for de mesa, deverá ser de 10 cm. Você poderá deixar um pouco mais, principalmente se a torneira for grande.

Lembre-se de deixar 5 cm livre na parte da frente. Isso irá contribuir para um visual mais leve e bonito. Nas laterais, deverá deixar espaço tanto quanto o necessário para se colocar os objetos desejados. Ou seja, numa bancada de 80 cm, por exemplo, o ideal é que a sua cuba tenha 40 cm de largura, deixando 20 cm livre de cada lado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *