Qual é a altura e o tamanho ideal do lustre pendente?

Aconchego, elegância e conforto são bons adjetivos para explicitar a boa sensação de ter uma luminária pendente. No entanto, é necessário se atentar a algumas medidas essenciais.

Esta proporção objetiva melhorar a iluminação como um todo e fazer com que os espaços coexistentes entre ela sejam funcionais e não prejudiquem a passagem das pessoas. O lustre jamais deve ficar no meio do caminho, o seu foco deve ser apenas iluminar áreas desejadas. Ao atender essas medidas, consequentemente o design ficará mais harmonioso, destacando o lustre e o ponto iluminado.

Altura recomendada para luminária sobre a mesa

Quando está acima da mesa, é recomendado deixar a luminária de 70 a 90 cm de altura, para que ela não prejudique o campo de visão de quem está sentado no móvel. Em contrapartida, essa medida configura uma quantidade de luz suficiente para que o espaço se torne aconchegante, a exceção, nesse caso, são os lustres mais pesados visualmente, como os de cristais.

Largura recomendada para luminária sobre a mesa

O tamanho do lustre depende diretamente do tamanho da mesa, para que ela não fique com o tamanho desproporcional em relação à luminária instalada. Isso pode desvalorizar o objeto de decoração. A medida ideal, geralmente fica em torno de metade do tamanho da mesa.

Altura recomendada para luminárias sobre ambientes

A altura recomendada do lustre pendente, no centro de um ambiente, é de cerca de 2 a 2,10 metros do chão. Desta maneira ele não interfere na passagem, tornando o local mais seguro, e não fica tão distante com o risco de perder seu aspecto primordial uma iluminação pendente.

Quando o pendente estiver posicionado numa lateral ou canto do ambiente, pode ficar bem mais baixo, funcionando quase como um abajur, neste caso a altura média é de 1,30 m do chão.