Quais os cuidados necessários antes de comprar um terreno?

Está pensando em comprar um terreno para enfim pôr em prática aquela construção que você idealiza há tanto tempo? Então confira a seguir algumas orientações fundamentais para que tudo saia como o planejado!

A escolha do terreno é o primeiro passo, e é tão importante quanto qualquer outro processo da construção. É por isso que essa decisão requer muito cuidado e atenção para evitar problemas futuros.

Antes de realizar a compra do terreno, é importante que você esteja familiarizado com tudo que envolve o local onde pretende construir.

Há uma série de fatores que devem ser considerados nessa etapa de escolha, como fatores físicos (dimensões, plano, aclives, declives, tipo de solo, argila mole, rocha, etc.), ambientais (esgoto, aterros com dejetos, vegetação, árvores) e estéticos (beleza do terreno em si e dos arredores).

Há diversos fatores que devem ser considerados nessa etapa de escolha, que podem influenciar no custo final da obra
Há diversos fatores que devem ser considerados nessa etapa de escolha, que podem influenciar no custo final da obra

Por isso, é importante visitar o local para certificar-se que o mesmo encontra-se bem localizado e possui espaço suficiente para atender suas expectativas de construção.

É indispensável ter conhecimento também a respeito das normas locais (plano diretor, ruas, calçadas, recuos, afastamentos, medidas mínimas, etc.). Cada cidade possui especificidades em sua legislação. Confira aqui o plano diretor da cidade de Avaré.

Sempre consulte um arquiteto!

Analisar a localização, o potencial construtivo, a topografia, a vizinhança, a infraestrutura e a regularidade do loteamento. Esses são apenas alguns exemplos de questões que devem ser atentamente verificadas antes de fechar um contrato de compra e venda de um terreno.

Problemas com a compra de lote não são tão raros de acontecer. Um profissional de arquitetura pode te ajudar prestando justamente esse tipo de orientação, evitando que você tenha dores de cabeça no futuro.

O arquiteto pode identificar despesas favoráveis ou desfavoráveis no orçamento da futura construção no terreno de sua escolha.

Vai comprar um terreno para construir? Consulte um arquiteto!
Vai comprar um terreno para construir? Consulte um arquiteto!

Por meio dessa consultoria especializada são realizados cálculos baseados na área do lote. Esses cálculos, em conjunto com um plano de ações, possibilitam a avaliação se o tamanho do lote é adequado ao tipo e tamanho desejado para a obra em questão.

Avaliar e definir o tipo de construção adequada ao que é possível e permitido para o terreno escolhido é uma excelente forma de colocar em prática um projeto funcional e do jeito que você sonhou.

É devido à importância e complexidade dessa escolha que o mais indicado é sempre consultar um arquiteto.

Seja em casos de demandas específicas de terrenos com cortes, aterros, declives ou aclives, muros de contenção, entre outras particularidades (como avaliar se o terreno se encontra em áreas de risco, por exemplo), a orientação de um arquiteto é indispensável!

Tem um terreno em vista e está pensando em investir nele? Entre em contato conosco! Queremos te ajudar a pôr em prática esse sonho tão especial.