Parceria: arquitetos e engenheiros juntos para uma boa obra

Para dar andamento a uma construção não é necessário escolher entre um engenheiro ou um arquiteto: você pode ter os dois ao seu lado pra somar suas habilidades e especialidades em prol da sua obra.

Com ambos os profissionais exercendo suas respectivas funções, as chances de uma obra mais completa é muito maior.

O arquiteto tem como função enxergar e fazer um bom uso do espaço. É seu trabalho fazer com que a obra fique de acordo com o que o seu cliente deseja, de forma que cada metro quadrado seja aproveitado de forma inteligente.

Com isso é possível fazer uma boa distribuição dos cômodos, garantindo que não haja o risco da falta de proporção e tamanhos entre um cômodo e outro.

Essa boa divisão também favorece a divisão da casa de maneira que a parte íntima (como os quartos) não fique comprometida pela parte recreativa, como salas de estar e jantar e áreas gourmet, por exemplo.

É a função do arquiteto cuidar da parte estética do projeto, conciliando boa ventilação, iluminação e outros aspectos que irão garantir o conforto, segurança e bem estar dos seus futuros habitantes.

Esse profissional também fica encarregado de resolver a parte legal do projeto, lidando com leis do município como o plano diretor, código de obras/edificações e código de posturas, entre outros.

Além disso, é também sua função planejar projetos complementares de paisagismo e decoração, por exemplo, e fazer o acompanhamento na escolha e aquisição de materiais de acabamento.

Fica a cargo do arquiteto fazer um bom uso do espaço e cuidar da parte legal e estética do projeto, entre outros aspectos
Fica a cargo do arquiteto fazer um bom uso do espaço e cuidar da parte legal e estética do projeto, entre outros aspectos

O engenheiro, por sua vez, fica encarregado de executar os projetos complementares com projetos estruturais, cobertura e estruturas metálicas, projetos de elétrica e hidráulica.

Quanto necessário, o engenheiro também trabalha com projetos de proteção e combate a incêndios.

Dê preferência por engenheiros que já tenham trabalhado previamente em conjunto com arquitetos, para assim colocar sua obra nas mãos de profissionais que trabalhem em harmonia para construir seu projeto completo e com eficiência.

O engenheiro fica encarregado de conciliar os projetos complementares com projetos estruturais, cobertura e estruturas metálicas, projetos de elétrica e hidráulica, entre outros
O engenheiro fica encarregado de conciliar os projetos complementares com projetos estruturais, cobertura e estruturas metálicas, projetos de elétrica e hidráulica, entre outros

Tanto um profissional quanto o outro podem ser responsáveis pelo gerenciamento da obra, e ambos devem acompanhá-la para evitar gastos desnecessários e possíveis erros durante a construção.

Com uma equipe completa e uma boa aliança entre profissionais competentes, fica mais fácil você alcançar o projeto dos seus sonhos. Entre em contato conosco hoje mesmo e solicite um orçamento!