Paisagismo e jardinagem. Qual a diferença?

Podemos afirmar que as áreas verdes desempenham importante papel em nosso convívio, principalmente nas grandes cidades, onde o asfalto e grandes construções são a maioria.
É comprovado que a falta do verde contribui para uma qualidade de vida inferior, o que infelizmente não se resume apenas à preservação ambiental, mas que também afeta diretamente o apelo estético de um determinado lugar.


Via: florevidafloricultura

Com o crescimento urbano, que ocorre sem planejamento, os moradores vêm procurando meios de trazer para perto de si o verde que um dia foi naturalmente parte integrante desses espaços.
O paisagismo e a jardinagem marcam presença com funções distintas e estão intimamente ligadas.

O arquiteto e paisagista planejamento a criação do projeto, gestão e preservação de espaços livres, que podem ser internos ou externos, públicos ou privados. A principal função é promover a integração do homem com a natureza de uma maneira estética, funcional e que, acima de tudo, proporcione qualidade de vida e está intimamente ligada à arquitetura, envolvendo criação artística e design.

A jardinagem, por sua vez, consiste em um conjunto de técnicas usadas no plantio e manutenção de jardins. Vale lembrar que o paisagismo atua de forma mais ampla que a jardinagem e vai muito além dos jardins internos e externos de ambientes diversos. Pode-se dizer que o trabalho do arquiteto e do paisagista é multidisciplinar, englobando não só projetos de jardins, parques e praças urbanas, mas também planos de desenho urbano e de restauro, requalificação e preservação do ambiente da cidade. Além disso, é essencial em planos urbanos e de estudos de manejo ambiental regional, propostas de tratamento paisagístico de vias urbanas e autoestradas. Projetos de recomposição paisagística em escala territorial, programas de educação ambiental e criação de parques nacionais e reservas de proteção a ecossistemas ameaçados.
Afinal de contas, viver em um ambiente verde, além e ser lindo, é extremamente importante termos o contato com a natureza.

Venha tomar um café com a gente e deixar sua casa mais verde e florida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *