Funcionalidade e estética na arquitetura corporativa

Hoje em dia, os projetos de arquitetura dentro das empresas como Google, Facebook, Apple e Microsoft cresceu de maneira forte e considerável, possuindo forte impacto devido a ideia de estética que eles tentam transmitir em seus espaços, de maneira informal e personalizada, identificando dessa forma um pouco de quem eles são. Cada ambiente de trabalho acaba sendo pensado para que sua funcionalidade seja a mais proveitosa possível, sempre usando um design moderno, atraindo várias pessoas, de todas as idades e personalidades que se identificam com aquilo.

Veja também: Porque investir em áreas externas nas empresas?

Esses projetos de arquitetura visam priorizam a funcionalidade e a estética na arquitetura corporativa. Para ilustrar e você compreender melhor, vamos ao exemplo: imagine você dentro de um escritório que tem espaço amplo, é agradável e bem iluminado. Toda a mobília parece casar de maneira perfeita com o ambiente ali criado e até os objetos de decoração e ferramentas de trabalho foram pensadas para estar ali. Contudo, a cadeira está ajustada de maneira errônea, causando desconforto. A luz também, embora seja um ambiente bem iluminado, a luz incide de forma direta no monitor do seu computador. O que se deduz disso? Que a estética do ambiente foi posta à frente da funcionalidade.

Arquitetura corporativa- O que é ideal?

Para que você tenha um ambiente corporativo agradável é essencial que a funcionalidade venha primeiro. O projeto será desenvolvido a partir daí, para que o projeto tenha a estética pensada em cima dela. E que deixemos claro: uma coisa não exclui a outra. Contudo, devemos sempre pensar no conforto dos funcionários para depois pensar no impacto que a boa aparência do local irá causar.

O primeiro passo é criar uma direção de criação de um projeto de arquitetura corporativa, avaliando todas as condições reais, tanto da empresa quanto de seus funcionários. Depois desse estudo, a composição de informação se torna sólida e podemos chegar a soluções finais. Um bom exemplo disso é a solução que muitas empresas criam, como a construção de móveis ergonômicos, que são peças adaptáveis, onde cada pessoa deixa da forma que mais lhe agradar.

Se você está em busca de um escritório de arquitetura que consiga unir funcionalidade e estética na arquitetura corporativa, pode entrar em contato com a Arquitetura EK. Aqui, há sempre profissionais altamente qualificados e dispostos a encontrar a melhor solução para você. Entre com contato aqui!