Dicas para aproveitar a luz natural

Alguns truques na hora de construir, reformar ou decorar podem ajudar a aproveitar a luz natural, criando assim uma sensação ampla e agradável dentro dos ambientes.

As janelas mais altas, que vão desde o piso ou logo acima do rodapé até o teto ou a viga de sustentação aproveitam melhor o espaço disponível nas paredes, deixando entrar mais luz.

Como aproveitar a luz natural em sua casa

dicas-para-aproveitar-a-luz-natural

– Sem cortinas ou com cortinas que se abram totalmente

Se o espaço disponível ao lado das portas ou janelas for muito pequeno, a ponto de deixar as cortinas na frente do vidro mesmo quando estão abertas, a ausência de cortinas pode ser melhor para aproveitar a luz. Outra opção, nesse caso, para deixar toda a abertura livre, é usar persianas do tipo rolô ou sanfonadas, que se abrem totalmente e podem ficar acima da janela.

– Sem móveis na frente das aberturas

Para manter as janelas proporcionando toda a luminosidade e sensação de amplitude que podem, caso seja a intenção, o ideal é evitar a colocação de móveis na sua frente, encostados ou muito próximos a ela. Especialmente em quartos pequenos, com janelas de tamanho pequeno ou médio, não devem ser colocados armários que bloqueiem a visão ou a entrada de luz no canto.

– Tetos de vidro

Quanto maior for a área aberta com vidros, maior a luminosidade, obviamente. E isso pode ser feito com janelas maiores na parede ou também com janelas em lugares mais incomuns, como no teto ou nas laterais entre coberturas de vários níveis.