Como escolher a cortina ideal para cada ambiente?

A decoração tem o potencial de transformar um ambiente por inteiro, e as cortinas são uma das peças principais para que isso aconteça.

O ideal é escolher as cortinas após adquirir todos os móveis e demais objetos de ambientação, mas com a imensa variedade de estampas, modelos e acabamentos, escolher a cortina ideal para decorar os cômodos da sua casa pode ser um grande desafio.

A seguir, disponibilizamos um guia para te ajudar a escolher a cortina ideal para cada ambiente da sua casa. Confira!

Sala de Estar

Por ser um cômodo que não acumula muita sujeira, a escolha do tecido pode ficar a seu critério.

Cortinas de tecido, por exemplo, nunca saem de moda. Opções como voil, linho e seda geralmente compõem modelos mais finos, por isso são ideais para cômodos com pouca incidência solar.

Voil, linha e seda são alguns dos tecidos mais procurados para compor a decoração de salas de estar
Voil, linha e seda são alguns dos tecidos mais procurados para compor a decoração de salas de estar

Em salas com bastante iluminação natural, você pode optar por blackouts, painéis ou persianas horizontais. Essa última opção é muito indicada para cômodos pequenos, uma vez que geram a sensação de amplitude. Salas de estar e de jantar costumam ser cômodos mais sofisticados e elegantes, o que geralmente combina com cortinas longas.

O modelo de cortina dependerá também do tipo de decoração escolhida para o cômodo. Para decorações mais clássicas, você pode optar por cortinas com tons claros, como o branco.

Para uma decoração mais moderna, você pode arriscar em cortinas com tons mais vivos, mas tome cuidado para não sobrecarregar o visual. O ideal nesse caso é que as paredes sejam de cores neutras.

Cortinas de cores vivas podem compor um ambiente mais moderno
Cortinas de cores vivas podem compor um ambiente mais moderno

Já o tecido pode ser algo leve, como seda ou algodão, por exemplo, que permitem certa luminosidade natural. Escolha tecidos que estejam em harmonia com os móveis e demais objetos do cômodo.

Quarto

O blackout é muito indicado para bloquear a luz solar nos quartos e garantir privacidade.

Você pode escolher um modelo com um tecido leve por cima, como seda, renda, linho ou voil, por exemplo. Dessa forma você pode retrair o blackout durante o dia para permitir a entrada de claridade.

Cortinas blackout são muito indicadas nos quartos para manter a privacidade e bloquear a luz solar
Cortinas blackout são muito indicadas nos quartos para manter a privacidade e bloquear a luz solar

Por ser um ambiente mais íntimo, a decoração é mais livre e pode ser composta conforme sua preferência pessoal. Tratando-se de um ambiente para descanso, as cores neutras e claras são as mais indicadas para contribuir com o relaxamento.

Para uma decoração mais moderna, você pode optar também por listras ou estampas com mais de uma cor, deixando o ambiente mais descontraído. Cortinas mais curtas vão bem nesses casos.

Atente também para a harmonia entre as cores das cortinas e das paredes. Aqui você pode saber mais sobre a cor indicada para você pintar seu quarto.

Cozinha

Por se tratar de um ambiente que geralmente gera muita fumaça, gordura e sujeira, o mais indicado é que seja escolhido um modelo de cortina mais prático e fácil de limpar.

Para esse caso, as opções mais interessantes são o modelo rolô (cortina de rolo, composta por um único tecido) e as persianas (romanas ou no estilo painéis). Os materiais mais indicados são alumínio, PVC, bambu ou poliéster.

Para a cozinha, dê preferência para tecidos e modelos práticos e fáceis de limpar
Para a cozinha, dê preferência para tecidos e modelos práticos e fáceis de limpar

Essas mesmas dicas valem para a escolha de cortinas em varandas, uma vez que também são ambientes com grande potencial para acúmulo de poeira.

Pretende reformular a decoração da sua casa? Entre em contato conosco. Também trabalhamos com design de interiores e queremos te ajudar a transformar seu lar!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *