5 dicas fundamentais para iniciar uma construção

Uma vez que o terreno estiver devidamente registrado, é hora de pensar no projeto da construção. Porém, antes de tirar a obra do papel, há ainda algumas questões que devem ser avaliadas com cuidado.

Está pensando em construir e já possui o terreno escolhido? Então confira a seguir cinco dicas essenciais para que tudo saia como o planejado.

1. Planejamento

Conforme orientado no texto publicado anteriormente a respeito da escolha do terreno, é necessário que você fique atento à topografia do local designado.

Procure estar informado sobre todas as questões acerca do lote em questão. É preciso saber se o valor dele está de acordo e dentro das medidas e possibilidades viáveis da obra que você pretende construir.

2. Contrate um arquiteto

A contratação de um profissional da área é indicada desde o início do processo, desde a escolha do terreno à entrega da construção.

O mais indicado é contratar um arquiteto antes mesmo da compra do terreno
O mais indicado é contratar um arquiteto antes mesmo da compra do terreno

Negligenciar a importância da contratação de um profissional especializado é correr o risco de ter que refazer partes da construção posteriormente, resultando em prejuízos financeiros e possível comprometimento da segurança da sua família.

Vale lembrar que a atuação do profissional não se restringe somente à elaboração da planta baixa da obra, mas envolve também todo o projeto de iluminação, telhado, fachadas, conciliando viabilidade, bom gosto e funcionalidade.

3. Idealize o projeto

É importante estar bem alinhado ao profissional contratado, deixando claro seu orçamento e suas expectativas com relação à obra.

Uma vez feito seu planejamento pessoal, tendo um arquiteto ao seu lado e o terreno em mãos, o primeiro passo é idealizar o projeto.

Para se alinhar ao profissional contratado, deixe claro seu orçamento e suas expectativas com relação à obra
Para se alinhar ao profissional contratado, deixe claro seu orçamento e suas expectativas com relação à obra

Nessa etapa, você basicamente irá elaborar seu projeto junto do profissional, imaginando como a construção ficará depois de pronta, levando em consideração detalhes que irão compor os ambientes.

4. Seja realista e fiel ao seu orçamento

É importante definir um orçamento, através do qual será determinado quanto dinheiro será necessário para construir o projeto. Por isso essa é uma das etapas primordiais da construção.

Manter-se sempre realista ao dinheiro disponível a ser investido e ter em vista as necessidades da família é essencial para conseguir arquitetar o que você tem em mente.

É fundamental manter-se sempre realista ao dinheiro disponível para a obra
É fundamental manter-se sempre realista ao dinheiro disponível para a obra

Evitar o desperdício de materiais e não alterar o projeto durante a execução da obra são escolhas que podem colaborar para a economia em sua construção.

Coloque as despesas necessárias na ponta do lápis e, junto de seu arquiteto, busque alternativas viáveis e que não coloquem em risco a qualidade do projeto.

5. Opte pelos melhores materiais

A qualidade da construção está diretamente relacionada aos materiais escolhidos para levantá-la, porém isso nem sempre significa que os mais caros serão a melhor opção.

É importante levar em consideração que para cada tipo de construção há um tipo de material adequado.

É indicado optar pelos melhores materiais, o que não necessariamente significa que serão os mais caros
É indicado optar pelos melhores materiais, o que não necessariamente significa escolher os mais caros

Além disso, poupar custos com materiais pode significar uma economia momentânea, mas que podem gerar custos a longo prazo, principalmente no que diz respeito à manutenção da obra.

Está pensando em construir? Entre em contato conosco ou venha nos visitar para fazermos um orçamento para você.